quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reflexão Bíblica - Demônios

Hoje iremos começar o tema Demônios, vamos ver o que a Bíblias nos revela sobre eles no novo e no antigo testamento.
Demônios são seres espirituais maléficos.Na Bíblia a ideia sobre os demônios foi se aclarando lentamente.No início a Bíblia usou crenças populares , eles achavam que haviam forças pessoais por trás dos males que atingem o homem por exemplo na religião Babilônica tinha exorcistas para tirar coisas e mal feitos isso fazia parte da medicina e isso que aconteciam com os homens estas coisas como doenças era visto como flagelos de Deus .






Como pensavam que Deus que mandava o anjo do mal ,também pensaram que Deus tinha mandado um anjo exterminador para o Egito - Êxodo 12,23:


"porque Javé passará para ferir os egípcios.E quando notar o sangue sobre a travessa da porta e sobre os dois batentes, ele passará adiante dessa porta e não deixará que o exterminador entre em suas casas para ferir vocês.

Nesta passagem mostra que o povo daquela época pensava que Deus tinha mandado um anjo mal e depois se arrependido , eles não entendiam que o que tinha causado o mal para eles foram eles mesmos que tinha procurado aquilo, e que Deus não se arrepende, pois ele é perfeito ele tem certeza do que faz e não manda nada de mal pois Ele é bom , mas isso é apenas na mentalidade da época pois no novo testamento quando Jesus vem é para mudar isso também .


Sobre um homem que estava doente pensava-se que ele estava com espíritos malignos e que era um castigo de Deus - Deuteronômio32,24:


"Ficarão enfraquecidos pela fome,consumidos por febres e pestes violentas.Mandarei contra eles os dentes das feras com o veneno de serpentes do deserto."


Acreditavam que Deus tinha mandado o seu espírito mal sobre Saul - 1Samuel16,14 e 15.


"O espírito de Javé afastou-se de Saul, e ele começou a ficar agitado por um espírito mal , enviado por Javé.Então os servos de Saul lhe disseram:"Você está sendo agitado por um espírito mal enviado por Deus.


Pensavam:Deus se arrependeu do extermínio á Jerusalém - 2Samuel24,16:


"O anjo estava já com a mão estendida sobre Jerusalém para destruí-la, quando Javé se arrependeu desse mal, e disse ao anjo que estava exterminando o povo :"Chega!Agora retire a mão".O anjo de Javé estava estava junto á eira de Areúna o jebuseu."




Pouco á pouco a mentalidade da época foi clareando sobre demônios e eles foram percebendo que não era Deus que fazia isto e quem nem ele se arrependia mas foi somente com Jesus que isso tudo foi esclarecido :)








Por hoje é só quarta que vem publico mais , de vez em quando irei colocar novenas aos santos ou ensinando a rezar o terço.Espero que aproveitem o máximo sobre este encontro :D 







3 comentários:

  1. Passando para marcar presença e agradecer mais esta grata amizade. Juntos somos mais!
    Aos meus crismandos sempre costumo dizer:
    "Quem usa seu tempo para Deus, não tem tempo para se preocupar com o Deminio" e também digo a alguns amigos Catequistas: "Temos que fazer os jovens seguirem o caminho por Amor a Deus e não por medo do diabo, por vontade de Céu e não medo de inferno", mas claro sempre explicando o mal, sua existencia e seus estragos na vida de quem se deixa enganar pelo demonio.
    Grande beijo no coração de todos os leitores do Blog.
    Parabéns e obrigado Lu.

    @BlogJuvCatolica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A vida de São Pio, perseguido pelo demônio e em nós ao nos sugestionar o mal e aceitarmos, atesta a mais a veracidade de sua existência e suas várias ações, especialmente nesse mundo racionalista, que crê apenas no admitido pela ciência; em algumas citações, Jesus fala sobre suas ações e do inferno pelo menos 11 vezes. E refere-se ainda o que é capaz de fazer: 2 Cor 11.14: Não é de se estranhar pois o próprio satanás se transfigura em anjo de luz, por conseguinte não é de surpreender que seus ministros em servidores da justiça. Em Mt 10.25: belzebu; Demônio: Mt 4.12 e Lc 4.2 e Mc 1.13, como adversário. Em 1 Pd 5.8: Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando quem devorar. O melhor presente ao demônio é negar sua existência; ele terá tempo a mais disponível para cuidar de outros, afinal esse já é de casa. E ao final da vida reberá pessoalmente do demônio o prêmio de ter desacreditado dele e conviverá com o mesmo por toda a eternidade; acha boa idéia?

    ResponderExcluir